APH de Combate

Atendimento Pré-Hospitalar de Combate

Além de minha formação acadêmica (Enfermeiro), tive contato inicial com a medicina de combate na minha vida militar, poucos anos depois nos chega os primeiros Guidelines do Tatical Combat Casualty Care (TCCC ou TC3) que protocolam diversas ações para serem realizadas no teatro de operações com o objetivo de reduzir a mortalidade dos militares em combate, basicamente acompanho esse desenvolvimento há mais de 15 anos.

Esses Guidelines são atualizados periodicamente com base na medicina baseada em evidências, pesquisa científica, bioestatística são as referências de onde tomamos as decisões do que fazer e do que não fazer em um atendimento em zona de conflito.

Nos últimos anos no Brasil existe um crescimento exponencial na disponibilidade de informações e em novos instrutores, isso é muito bom, temos também adicionando aos diversos protocolos mundiais relacionados, uma versão brasileira adaptada para a realidade tática das nossas polícias, o MARC3.

By http://www.naemt.org/education/TCCC/tccc.aspx, Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=51408568

Ser Enfermeiro Médico ou combatente profissional basta?

Nem um, nem outro!

Existem operadores que nunca contiveram uma hemorragia, nunca viram um Pneumotórax; A maior parte dos Enfermeiros e Médicos, nunca participaram de um patrulhamento e dependendo da especialidade e carreira, não estão habituados a lidar com TRAUMAS graves.

O atendimento em combate está relacionado além da capacidade de Auto-atendimento, no atendimento em um ambiente de alto risco, onde a ordem de prioridades pode não fazer sentido para um Enfermeiro ou um Médico (com experiência em TRAUMA) que não compreende a parte tática, dizemos o jargão que "A boa medicina vai matar você e seu colega", em contrapartida, operadores que compreendem bem a parte tática devem ser desenvolvidos para conseguirem realizar o atendimento inicial, garantindo uma chance de sobrevida até a chegada em uma unidade de saúde capaz de conduzir o caso.

Não sou militar nem policial, e eu com isso?

1 Se você porta uma arma, porta um torniquete!

2 Se você porta uma faca, porta um torniquete também!

3 Ninguém vai te salvar! (você têm 30 segundos para abordar uma hemorragia Massiva)

4 Sua Família depende de você salve quem você ama!

Vivemos em um país que possui número de homicídios maior que países em zona de guerra, saber o que fazer para continuar combatendo caso venha a ser ferido, tática para não se expor desnecessariamente, ter materiais necessários e a técnica para usá-los corretamente que possibilitem que você possa chegar até uma unidade de atendimento.

Já imaginou ter que reagir a uma agressão iminente e injusta contra você em um momento o qual tem a companhia de seus familiares ou intervir em uma agressão direta a eles? saberia o que fazer para garantir a sobrevivência deles caso alguma das pessoas amadas por você venha a se ferir?